Translate

segunda-feira, 22 de junho de 2015

ALERTA: Reação Extrapiramidal

Pouco depois de tomar algumas medicações, de forma inesperada, começa a apresentar sintomas de agitação (vontade incontrolável de ir embora, sair de onde está, mover-se), uma sensação estranha de aperto no peito, falta de ar, angústia, ansiedade, sensação de falta de auto-controle, e em alguns casos movimentos involuntários dos braços, pernas, dedos, lábios, língua, pálpebras, alterações na fala, etc (mas não necessariamente todos esses sintomas). Isto pode ser uma reação extrapiramidal provocada por algum daqueles remédios.
Em alguns casos, a reação extrapiramidal pode ser confundida com uma crise de pânico.
A reação extrapiramidal recebe esse nome porque afeta uma rede de neurônios na base do cérebro, denominada sistema extrapiramidal. O sistema extrapiramidal auxilia na coordenação de nossos movimentos. Certas drogas podem interferir com o bom funcionamento do sistema extrapiramidal, provocando sintomas extrapiramidais como os descritos acima.
O fato é que esses sintomas, de tão desagradáveis, são inesquecíveis – ficam para sempre gravados na memória de quem já passou por tal situação!
Remédios de uso comum em prontos-socorros, como a metoclopramida (nome comercial: plasil), especialmente na sua forma injetável, podem causar reação extrapiramidal.
Atualmente, em certos prontos-socorros, está se utilizando um medicamento antipsicótico chamado haloperidol (nome comercial: haldol), na forma injetável endovenosa, para o tratamento de crises de enxaqueca. Acontece que o haloperidol (haldol) é um dos principais medicamentos que podem provocar reação extrapiramidal.
Os sintomas extrapiramidais,  podem durar até 12 horas. Podem ser abreviados com outras medicações injetáveis.
Infelizmente, na prática, pacientes e seus familiares quase nunca são avisados quanto à possibilidade considerável de apresentar reação extrapiramidal mediante a certas drogas utilizadas para o tratamento de suas crises de enxaqueca – principalmente a metoclopramida (plasil) e haloperidol (haldol).
P.S.: Não são apenas as drogas injetáveis que podem causar reação extrapiramidal. Remédios comuns, vendidos sem receita médica e que contêm metoclopramida (como o Cefalium e vários outros), podem causar reação extrapiramidal. Olho na composição descrita na bula!




FONTE: http://www.enxaqueca.com.br/blog/reacao-extrapiramidal/




34 comentários:

  1. Eu tive essa reação ao tomar o medicamento para controlar as náuseas depois de colocar um balão intragastrico. Fiquei tão desesperada que obriguei o médico a removê-lo menos de 48 horas após têl-lo colocado, pois associei os sintomas ao balão enão ap medicamento. Conclusão: não emagreci e ainda perdi o dinheiro do tratamento, foi horrivel. Mas só soube a verdade depois de muito tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As reações são realmente desesperadoras, este tipo de informação deveria ser melhor divulgada!
      Obrigada por dividir sua historia conosco, grande abraço.

      Excluir
  2. Apos ser taxado de louco por amigos e familiares encontrei uma explicação! No último Carnaval enfartei e foi colocado 2 safenas e 2 mamárias em mim. Dia 23/2/16 com 8 médicos. 5 cirurgiões e 3 anestesistas, duração de 8 hs. Durante este período tomei bromoprida (1x/dia) e Haldol 20/gotas/dia. Dois dias depois fugi da UTI. Sentia grande angustia, desespero, inquetaçao, pesadelos entre outras sensações. Nesta fuga,(retornei no mesmo dia pra fugir de novo 2 dias depois), sai com 20 pontos aproximadamente, abertos, sem sentir nada, suplicando por um amigo, lugar conhecido ou alguém da família. A pior sensação de minha vida.Fora clonazepan, morfina e Lexotan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kleber, já passei por isso quanto tinha crises de enxaqueca e ia ao hospital e me passavam remédio para enjôos. As Vezes tomo lexotan, quando estou muito ansiosa, e nunca tive esse sintoma. Ele também provoca?

      Excluir
  3. Já tive essa reação algumas vezes ao tomar plasil, mas a pior crise foi ao tomar o bromopida, sensação de pânico, vontade incontrolável de chorar, horrível, acho que os médicos tem que informar os pacientes as possíveis reações, pois essa reação é tão forte que o desejo de se matar pode acabar acarretando algo desastroso, quando falo isso pra algum médico, me olham como se eu fosse louca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Karla,
      Infelizmente acredito que a maioria dos médicos nem saibam desta reação extrapiramidal, ou não acreditam que seja possível com medicações que não precisam de receita como o plasil.
      Ainda bem que já estamos informadas para caso ocorra novamente informamos a eles o que possa ser.
      Abraços

      Excluir
    2. Eu tmb sou taxado como louco. Minha família é amigos me dizem absurdos. Ninguém acreditava que estava sob uma crise causada pelo plasil. Me chamam de louco até hoje

      Excluir
    3. Esse bromoprida é coisa do capeta. O plasil tmb. Tá loko, a sensação é horrível, vontade de correr, de sumir. De empurrar as pessoas e sair gritando.

      Excluir
    4. E como vc fez para se livrar dos sintomas tô passando por isso tô ora morrer

      Excluir
    5. Estou passando por isso após tomar bromoprida oq fazer pra controlar os sintomas

      Excluir
    6. Eu fui com crises de síndrome do pânico e o medico passou para ser aplicado haloperidol injetável dizendo que era calmante tive reações extraperimedais e passo muito mal desde então

      Excluir
    7. Passei pelo mesmo . E após a reacção , fiquei com um medo incontrolável , tinha ataques de pânico e chorava sem motivos alguns . Sentia que tinha um monstro de dentro de mim e que queria morrer. Estou a fazer medicina e uma professora soube por aquilo que estava a passar e ela tratou-me durante 7 dias com acupuntura e hipnose . Passou , sou eu de novo. Já consigo ler sobre as reacções e já consigo me lembrar . Nunca mais tive nenhuma crise de ansiedade e já consigo ficar sozinha.

      Excluir
  4. Tive essa reação ao ter uma overdose de Risperidona, e na segunda vez com Longacetil (apenas 2 comprimidos).Terrível sensação, angustia sem fim, medo, pânico, vontade de sair do seu próprio corpo.E o q é pior: ao que parece, são ignorados pelos próprios médicos, parecem não tet o conhecimento adequado. Devemos fazer algo para combater isso, pq são reações tão terríveis q deixam seqüelas emocionais, deve ser fortemente notificado a Anvisa sobre tais reações, para q mais pessoas não sofram desse mal!

    ResponderExcluir
  5. Olá. . Sou filha de médico, porém meu pai estava viajando e eu fiz uso de DRAMIN, tomei dois comprimidos pois estava muito mal enjoada, mas eu continuei passando mal e não lembrava que já tinha tomado, tomei novamente 2.. completando eu acabei tomando 4 DRAMIN. . Porém mais cedo eu tinha tomado bromo prima 1 comprimido..
    Mas só foi aparecer essa síndrome após o DRAMIN..
    Eu comecei a ficar com medo de morrer.. só pensava em morte.. comecei a ficar agitada.. eu deitava e parecia que eu ia morrer.. coração acelerado.. falta de ar.. eu peguei um táxi fui de pijama sozinha pro hospital igual uma louca.. não parava de me mexer dentro do táxi. . Cheguei ao hospital e a médica do Ptonto atendimento (hospital part), achou que era síndrome do pânico.. mandou eu procurar um psiquiatra..né fazer tratamento com psicólogo. .
    Gente eu só sei que não melhorava e a médica quis me dá calmante.. e eu não quis.. eu tinha certeza que aquilo ia me matar..
    Aí a parte boa foi que ela ficou conversando comigo.. mas ela e as enfermeiras tavam tratando como se fosse um "piti" eu queria fugir de lá. . Mas ela resolveu me dá soro.. e com isso foi diminuindo o desespero.. mas acho que não foi o soro, acho que foRAM as horas que foram passando.
    Mas nunca mais esqueci aquilo.. tenho medo até hj da morté por causa daquilo.
    Pior sensação do mundo.. 🙁 não desejo nem PRo meu pior inimigo.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! Passei por isso ontem, após procurar uma emergência pq estava tendo uma crise hipertensa. Com a pressão a 16X10, vomitando e com insuportável dor de cabeça, fui medicada. Em menos de 5 min estava com a visão escura como se tivesse colocado um óculos de sol,coracao disparado, totalmente desesperada, implorando que meu marido me tirasse dali, achando que eu ia morrer e me debatendo enquanto tentavam me segurar, minha pressao aumentou ainda mais, meu marido dizia que eu estava roxa, minha boca dormente, impossível descrever com exatidão tudo que vivi por mais ou menos uns trinta minutos e mesmo depois que passou, recebi alta ainda pedindo pra ir embora. Já em casa deitei encolhida e lá fiquei, sentindo um medo que não sabia do que e sem saber o que tinha vivido, pois mesmo o medico dizendo ser um processo alérgico e insinuando que eu tivesse me aborrecido e por isso a pressão estava alta e agravou o quadro alérgico, não aceitei, aquilo nem de longe se compara a uma alergia medicamentosa. Obrigado pela explicação!

    ResponderExcluir
  7. Há 10 anos acreditava que tinha fobia de hospital, semana passada fui ao médico com vômito e diarréia e recebi medicamento entravenoso e passei por tudo que já havia sentido em todas as minhas idas a hospitais.
    Chorei, andava como louca,tinha vontade de sumir, vim para casa e os sintomas continuaram. Resolvi procurar na net pessoas que tiveram a mesma experiência que eu. Então comecei a ler sobre a reação de certos medicamentos, e fiz uma retrospectiva da minha história com hospital e realmente ñ desejo a ninguém oq passei por falta de informação. Estou sentindo sintomas até hj.
    Abraço a todoa

    ResponderExcluir
  8. Já tive essa sensação umas 4 vezes, é uma coisa inexplicável,uma sensação de não estar nesse mundo, como se eu quisesse correr e depois deitar e levantar, nada me dá alegria, penso na minha família, vontade de me suicidar para parar os sintomas.O problema é que eu não sabia que era os remédios que me causavam isso, como tinha síndrome do pânico, me dirigia ao pronto socorro, e então me aplicavam medicação para melhorar os sintomas de refluxo e tudo mais, e eu ficava pior, e eu tinha vergonha de falar para as enfermeiras pois elas não dão um pingo de atenção,então ia embora com aquela sensação horrível.até que comecei á ler sobre isso e descobri os nomes dos remédios, e hoje já digo que sou alérgica á eles antes mesmo de passar na consulta, para que eu não tenha que passar por isso novamente, não desejo á ninguéeem.
    Mas devemos deixar bem claro ao médico, na hora da consulta, pois sem querer um dia o médico não leu que eu era alergica e me deu plasil,espero que tenha sido a última vez que passei por isso.

    ResponderExcluir
  9. No dia 30/03/2017 passei no PS com dores e o médico passou Buscopan composto, Digesan e Ranitidina via venosa, comecei a sentir incômodo nas pernas, tive alta e fui pro carro, começou a tremer o corpo todo, como se estivesse com muito frio ou tendo um ataque epilético, a língua enrolava, o maxilar doía muito. Voltei ao PS, mediram a pressão, tinha subido e aumentou o mal estar geral, falaram que era reação aos medicamentos e que eu me acalmasse porque iria passar e que da próxima vez, avisasse sobre as reações; foi horrível!

    ResponderExcluir
  10. Cheguei no hospital vomitando, me colocaram soro e PLASIL na veia, sai correndo do hosppital com a pior sensação da minha vida, pensei em me jogar embaixo do caminhão na rua para passar os sintomas, não tinha idéia do que estava acontecendo, fui saber anos depois. Conclusão, cheguei no hospital para me tratar de enjoo e quase me suicidei ao sair, enfermeiros totalmente despreparados, negligencia, quase me matou de uma forma horrível.

    ResponderExcluir
  11. Tomei esse bromoprida minha Gastro q receitou tomei 1 comp me senti estranha ansiosa me deitei fiquei enjoada a noite tomei outro akela noite passei em claro tentei fazer algima coisa pra passar q nada fiquei rodando a casa toda a e em volta da mesa pareceis uma louca ai no outto dia uma cunhada me disse q era coisa da minha cabeça q o remédio tava acostumando com meu organismo flei e verdade no outro dia antes do almoço tomei o 3 esse foi de enlouquecer me lembro de me retorcer todinho contorcia meus pes nao conseguia ficar parada de jeito nem um peguei a Biblia começei a ler mas não conseguia me controlar ja era quase 6 horas da tarde andando de um lado pro outro começei a gritar dentro de casa a contade era sair correndo na rua meu marido flava cmgo nao escutava oq ele flava nem via minha filha me chamar sei q ele me pegou pos no carto e fomos num hospital mas no caminho ele passou na casa de um amigo pq ele ia chamar ele caso precisa se me controlar entso esse senhor tinha um diazepam e me deu com cha dd cidreira nao demoro nada eu adormeci no outro dia estava bem ai fui na medica depois ela disse q foi reaçao extrapiramidal q nao posso tomar esse remédio nunca mais credo so de lembrar me da medo

    ResponderExcluir
  12. Passei pelo mesmo com plasil, onde passei mal um dia inteiro chorando querendo ao que está sensação parasse e não conseguia. No ato da aplicação do antibiótico já senti o início da reação informei a infermeira e ao médico e foi aí que ele me falou:"vc tem reação ao plasil"mas nada fez para me ajudar e me liberou para casa naquele estado. Fiquei trancada em casa andando de um lado para o outro o dia inteiro chorando querendo que a sensação parasse e não parava.Tenho reação a anestesia geral da mesma forma. Hoje tenho medo de tomar medicamentos que não conheço pois tenho facilidade em sentir esses sintomas ��

    ResponderExcluir
  13. Já tive também. Duas vezes.Uma das piores sensações da minha vida.As duas vezes plasil intravenoso. Uma angústia. Vontade pedir socorro. Fritar e sair correndo.Falta de ar.

    ResponderExcluir
  14. Eu tive essa reação, é a pior coisa que me aconteceu. Eu tive ao tomar plasil, mais ontem quando passei mal fui levada a maternidade e lá a médica me passou bromoprida!! Eu não sabia que iria me causar esse efeito outra vez, algo q eu nunca mais queria sentir na minha vida. Uma sensação horrível parecia que eu ia morrer, nada mais fazia sentido, uma inquietação terrível...não consigo descrever por completo pq é algo muito estranho.

    ResponderExcluir
  15. Gente tomei aminofilina injetável e tô sentindo cansaço nas pernas sensação de peso isso pode ser também uma reação dessas?

    ResponderExcluir
  16. Acabei de passar por isso ontem, fui parar numa emergência devido estar com sintomas dos primeiros meses gestacional (enjôo, vômito e dor estomacal) e fizeram bromoprida na veia para aliviar o sintoma. Foi a pior experiência da minha vida, pq todos me olhavam como se eu estivesse louca e eu totalmente perturbada, querendo arrancar a roupa sair correndo, chorar. Tbm concordo que os médicos deveriam avisar o possível efeito colateral, no meu caso eu avisei que tinha restrição a Plasil mas não adiantou

    ResponderExcluir
  17. Vi em outro site que nao consegui comentar.. que o fenergan ajudava a eliminar esses efeitos, sendo que comigo foi diferente.. tive a reação extrapiramidal justamente com ele.. uma vontade de correr, nao conseguia ficar parada, dei um soco na minha barriga, totalmente sem controle.. foi horrível, e tudo por uma alergia

    ResponderExcluir
  18. Tive exatamente essa reação com Bromoprida. Senti um calor que parecia que tinham me colocado dentro do forno, sudorese intensa e vontade de sair correndo. Entrei no pronto-socorro desidrata por diarréia e comentei que estava com nauseas também. Saí mil vezes pior que entrei. Nunca mais tive coragem de tomar nada na veia depois disso.Hoje em dia já chego falando que sou alergica a bromoprida (porque uma vez falei de reação extra-piramidal e a médica falou que as vezes foi um vento isolado.Oi? e eu lá vou querer testar de novo?).

    ResponderExcluir
  19. Tive algumas vezes até descobrir que eram os medicamentos,a primeira vez foi com o Buscopan,depois com Plasil.
    Incrível foi o que o médico fez, até então eu não sabia que o Plasil tambem daria esta reação,e eu estava com 7 meses de gestação,e comi algo que me fez mal e tive muitos vômitos,e meu irmão me levou ao pronto socorro,la expliquei ao médico que tinha reação extra piramidal,e não podia tomar Buscopan, então ele me disse que iria me dar Plasil,pois não teria problema algum.
    Tomei aquele medicamento na veia ,e aguentei até a metade e pedi para que tirassem,e fui embora dali,com o coração saindo pela boca,eu fico sem conversar e prendendo a respiração,para não acelerar mais ainda o meu coração, fiquei com medo de perder minha bebê,fiquei mais de 12 hs desse jeito,pensei que não iria suportar.
    A vontade foi de pegar aquele médico irresponsável.

    ResponderExcluir
  20. Já passei por isso tomando Dramin, Plasil e Plamete (descobri que ficava ruim na minha adolescência, mas não sabia o que era)...... sensação horrivel. Só por volta dos 40 anos que descobri que era Reação Extrapiramidal.
    Há 2 anos tive crise de ansiedade.... pânico. Agora lendo sobre o assunto novamente estou ponderando se é Pânico ou Reação Extrapiramidal.... ou os 2 juntos.

    ResponderExcluir
  21. Já passei por isso tomando Dramin, Plasil e Plamete (descobri que ficava ruim na minha adolescência, mas não sabia o que era)...... sensação horrivel. Só por volta dos 40 anos que descobri que era Reação Extrapiramidal.
    Há 2 anos tive crise de ansiedade.... pânico. Agora lendo sobre o assunto novamente estou ponderando se é Pânico ou Reação Extrapiramidal.... ou os 2 juntos.

    ResponderExcluir
  22. Eu só fico tremendo mesmo. Mas é insuportável não consigo nem estudar...

    ResponderExcluir
  23. Olá! Ontem fui a uma unidade de pronto atendimento (hospital particular) por suspeita de gastroenterite. Mesmo avisando ao medico que tinha "alergia" ao plasil, justamente por sentir as reações extrapiramidais, o preparado profissional da saúde me receitou o bromoprida na veia. Sinceramente foi muito pior que o plasil, senti uma inquietação incontrolável, angústia, desespero, pensamentos de morte...suei frio num ambiente com ar condicionado, depois tive tremores (calafrios). Queria arrancar o soro e sair correndo! O pior foi ver a falta de conhecimento da equipe de enfermagem, pois se quer sabiam o que estava se passando (já deviam estar preparados para tais episódios com determinadas medicações ou no mínimo chamar o médico).Estou assustada até agora.

    ResponderExcluir
  24. Tenho também é assim como o rapaz descobri de formas desagradáveis. Diz uma cirurgia e quando acordei da anestesia queria sair correndo hospital afora. Loucura. Depois pra vesícula tomei plasil intravenoso no hospital e arranquei tudo do braço, acesso, soro, tudo e fui embora. Até que uma médica me explicou e disse que toda vez que eu der entrada em um hospital preciso dizer que tenho reação extra piramidal. É a pior sensação da vida.

    ResponderExcluir

Olá, fique a vontade para comentar
Dê seu ponto de vista, fale-nos sobre sua história, faça perguntas, enfim... a casa é sua.